O mês de agosto, através da cor branca, é dedicado à conscientização e prevenção sobre o câncer de pulmão. A campanha Agosto Branco é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 deste mês e instituído com a lei n° 7488 de 1986.
De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer para 2023, o câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens (18.020 casos novos) e o quarto em mulheres no Brasil (14.540 casos novos) - sem contar o câncer de pele não melanoma. É o tipo de câncer de maior incidência entre os homens e terceiro entre as mulheres de todo o mundo. Em mortalidade, é o primeiro entre os homens e o segundo entre as mulheres.
Alguns sintomas do câncer de pulmão são: tosse (com ou sem catarro com sangue), falta de ar, rouquidão, dor no tórax ao respirar e perda de peso. Os sintomas do câncer de pulmão geralmente não aparecem nos estágios iniciais, mas a doença pode ser diagnosticada por meio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos em qualquer pessoa e em qualquer idade.
Já os fatores de risco relacionados ao câncer podem estar relacionados ao consumo -ativo ou passivo - de derivados do tabaco (85% dos casos, segundo o INCA) e fatores ambientais, como poluição e a exposição a outras substâncias nocivas. Fatores genéticos aumentam o risco para a doença.
Confira abaixo algumas formas de prevenção:
Evitar o tabaco e proximidade com fumantes (exposição passiva)
Manter uma alimentação balanceada
Praticar exercícios físicos regularmente
Evitar ambientes com poluição intensa
Evitar a exposição a agentes químicos como urânio, arsênico, cromo, cloreto de vinil
A prevenção e a manutenção de uma rotina de exames básicos são sempre os melhores caminhos. Cuide de você e ao menor sinal de algo errado, procure um médico. Vamos sempre #JuntosPelaVida!