![](https://static.wixstatic.com/media/76170c_3005677beed04977862885fe0f7cbbed~mv2.png/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/76170c_3005677beed04977862885fe0f7cbbed~mv2.png)
A comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, de modo a unir o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Uma das atribuições da CIPA é trazer informações que visem essa prevenção como um todo, com isso, todos os meses, a CIPA trará conteúdos que envolvam a saúde do trabalhador dentro e fora do ambiente organizacional.
Durante o ano, todos os meses são caracterizados por cores que representam temas específicos e importantes para a sociedade. O mês de julho traz sobre a “Conscientização das hepatites virais e também sobre o câncer ósseo.”
A hepatite viral é uma infecção que atinge o fígado, na maioria das vezes são infecções silenciosas, seus principais sintomas são: cansaço, febre, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, temos ainda o vírus D e E que são menos frequentes.
As formas mais comuns de prevenção dessas hepatites estão ligadas a melhoria da higiene e saneamento básico com atitudes simples, como por exemplo: lavar bem as mãos, usar preservativos, tomar as respectivas vacinas e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Já o câncer ósseo é caracterizado pela produção de células anormais no tecido ósseo. As causas desse câncer são desconhecidas, mesmo que em alguns casos tenham relação com o histórico familiar, a origem primária da doença não parece ser hereditária.
Por se tratar de uma doença de causa não definida, é muito difícil determinar formas específicas de prevenção, mas manter hábitos saudáveis é o primeiro passo para não somente melhorar a sua qualidade de vida, mas ficar mais protegido de diversos tipos de cânceres. É fundamental também estar atento aos sinais do seu corpo para perceber quando ocorrem manifestações fora do normal como dor, inchaço, fraturas.
Em todos os casos, lembre-se: prevenir e tomar os cuidados necessários são as melhores opções.
Cuide-se bem! Você merece!