top of page
  • Whatsapp
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • TikTok
  • YouTube

#MomentoTH: Conheça datas importantes que tivemos no mês de setembro!



Neste mês de setembro tivemos várias datas importantes, dentre elas, o dia 21/09 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que traz sobre a importância das reivindicações de cidadania, da inclusão e da participação plena em igualdade de condições da pessoa com deficiência na sociedade; e o dia 26/09 - Dia Nacional dos Surdos, que tem como objetivo promover a reflexão e o debate a respeito dos direitos e da luta pela inclusão de pessoas surdas na sociedade.


O #MomentoTH de hoje aborda algumas informações, em especial para a comemoração do Dia Nacional dos Surdos.


Você sabia que existem diferenças entre os tipos de deficiência auditiva? São elas:

Deficientes Auditivos: Pessoas que possuem algum tipo de perda auditiva, sendo leve ou moderada que geralmente se resolvem com o uso de aparelhos auditivos.

Surdos Sinalizados: Pessoas que nasceram surdas ou perderam a audição antes da formação plena da fala. Essas pessoas não são mudas, a maioria tem voz, apenas não costumam usá-la, ou porque não aprenderam o necessário ou por motivos pessoais de cada um.

Surdos Oralizados: São os surdos que se comunicam através da fala oral e leem lábios, podem ser surdos adquiridos após a aquisição da fala ou surdos de nascimento que aprenderam a falar através da fonoterapia.

E como nós podemos nos comunicar com essas pessoas?

  1. Fale devagar e com naturalidade: Não é necessário que fale separando as sílabas, mas sim, naturalmente.

  2. Converse de frente para a pessoa: Cada vez que você se vira é uma palavra perdida para quem estiver concentrado em você, então se mantenha de frente até terminar sua fala.

  3. Cuidado com o volume da voz: Existem diferentes volumes relacionados às perdas auditivas, assim, comece falando com tom de voz normal e deixe que se necessário, a pessoa peça para que você aumente ou diminua.

  4. Libras: O surdo sinalizado geralmente lê os lábios ou se você souber ou perceber que ele é usuário de libras, fale com ele de modo simples, pois provavelmente ele irá te entender e responder como ele achar mais fácil.

  5. Chamando a atenção de um surdo: Você pode usar gestos como abanar as mãos, acender e apagar a luz, tocar de leve seu ombro e etc.

“Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar.”


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page