top of page
  • Whatsapp
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • TikTok
  • YouTube

#MomentoTH traz resumo e relembra principais pontos da live sobre o Setembro Amarelo. Confira!



Na última sexta-feira tivemos uma live muito especial que trouxe importantes apontamentos e informações referente a campanha do Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental. A live continua disponível em nosso canal do youtube para quem quiser assistir ou acompanhar novamente.


Hoje no #MomentoTH, traremos alguns dos vários pontos importantes que foram abordados:


1. O sofrimento mental, a dor, sendo de forma persistente, é um adoecimento e precisa de cuidados e tratamentos como outras doenças. Não se trata de “drama” ou questões de cunho moral/religiosas, a pessoa pode e precisa ser acompanhada por um profissional capacitado e receber todos os cuidados necessários.


2. Na pandemia, várias pessoas foram atingidas por diferentes tipos de sofrimento. O profissional da saúde, por exemplo, foi atingido com várias incertezas, medos e ansiedades, como também, a pessoa que precisou se isolar, sofreu pela solidão e sentimento de estar só; e tudo isso merece e precisa de atenção e cuidado.


3. Quando falamos em prevenção, é muito importante as ações no coletivo, devemos ter vários cuidados, como: cuidados com brincadeiras que podem não ser legais para nosso colega, cuidado com julgamentos, preconceitos, racismos, homofobias, etc. Devemos estar sempre atentos a isso e ter respeito de forma total com o nosso próximo, a fim de termos um ambiente acolhedor e saudável. Ao pensar em ações de cuidados no âmbito individual, devemos ficar atentos as mudanças de comportamento de pessoas que estão próximas a nós, como alterações no sono, no apetite, no humor, desânimos, etc, buscando entender essas pessoas e direcionando-as para o atendimento e acompanhamento necessário.


4. Outro assunto que foi discutido de suma importância, foi sobre o uso da internet. De forma geral, esse uso precisa ser cuidadoso com o que vemos, pois nem tudo é real e verdadeiro, e com o que publicamos e falamos. É necessário avaliarmos se isto acrescenta algo na vida no próximo ou se apenas ofende ou denigre sua imagem de alguma forma. Bom senso, empatia e respeito são sempre necessários!


Caso você precise de ajuda ou saiba de alguém que precise, existem lugares preparados para oferecer o atendimento psicológico: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Unidades de Atendimento Integrado (UAI), o Projeto Proteger-se da UFU e Faculdades que oferecem atendimento psicológico gratuito e o CVV (Centro de Valorização da Vida) – 188.


Qualquer dúvida, entre em contato com o TH: 2101-1920 / 2101-1956











Posts recentes

Ver tudo
bottom of page