![](https://static.wixstatic.com/media/76170c_7774d9ed739349dba10993333ebc74d7~mv2.png/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/76170c_7774d9ed739349dba10993333ebc74d7~mv2.png)
A corrente construída há 27 anos pelo Grupo Luta Pela Vida é formada pelo amor e esperança de milhares de histórias, assim como a da Dona Eliane, sua filha Sheila e família. Sorridente e elegante, Eliane Rodrigues Fernandes Arantes é paciente do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos (CCPO) há dois meses.
A família quis dar voz ao sentimento de gratidão que sente quanto à assistência do Grupo Luta Pela Vida. "Acho que aqui é o Centro de Valorização da Vida. Tenho minha mãe como exemplo, mas vejo outros pacientes que nós vamos acompanhando também. Vocês cuidam deles e cuidam de nós, que somos cuidadores.", disse Sheila, que frequentemente acompanha a mãe, que também ressalta o trabalho realizado na instituição: "Cada dia estou melhorando mais por causa desses cuidados, porque aqui desde o faxineiro até àss médicas eu recebo a mesma atenção, mesmo carinho e mesmo respeito.", disse Dona Eliane.
Sheila afirma a importância da companhia de familiares e amigos como também uma forma de contribuir com o olhar, o humor e até a alimentação da mãe. "Seja por meia hora, por uma hora ou com o acompanhante por um período mais longo, mas esse cuidado da família e dos amigos de estarem presentes tocando o paciente é de extrema importância.", disse ela.
O dia a dia e o tratamento dotado de amor e humanização que as duas mulheres vivenciam fazem Sheila convidar todos que ainda não conhecem o CCPO a visitar o espaço, sobretudo as famílias de pacientes. "Não deixem de ter esse cuidado. Aqui o horário de visitas é totalmente flexível, é de segunda a segunda-feira das 8h às 22h. Não tem como não se organizar. Isso é ganho para a pessoa que está vindo, mas, principalmente, para os pacientes.", ela aponta.
Sempre por perto, a colaboradora do GLPV Lara Andrade, também valoriza o apoio da família, uma das medidas não farmacológicas do tratamento do paciente com câncer. "Traz paz e carinho para eles, o que faz toda diferença na condução dos cuidados". Ela é enfermeira técnica responsável pela Enfermaria do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos.
O Grupo Luta Pela Vida agradece imensamente todos os colaboradores e voluntários que contribuem diariamente com a luta pela vida no Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos.
Vamos sempre #JuntosPelaVida!