
O momento de se despedir de uma pessoa querida é algo difícil e delicado. Entretanto, quando há o apoio e o acolhimento de pessoas dispostas a ouvirem e assistirem aqueles que passam por isso, o luto tende a ficar um pouco mais suportável para quem sofre. Dentre tantas ações desenvolvidas pelos voluntários que trabalham com a causa oncológica, oferecer amparo nestes momentos é uma delas. Pensando nisso, voluntários de Monte Alegre de Minas, uma das cidades atendidas pelo Hospital do Câncer em Uberlândia, organizaram a palestra “Perdas e Luto”, no dia 20 de maio, para discutirem sobre o assunto.
O momento contou com o apoio da Equipe de apoio às Cidades Vizinhas do Grupo Luta Pela e de Elina Machado e Ana Paula Marque, psicóloga e assistentes social do setor de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer em Uberlândia, respectivamente, que ministraram a palestra. Ambas discorreram sobre questões que envolvem a perda, desde aspectos burocráticos até os emocionais e sociais. Deram orientação sobre como os voluntários podem acolher os familiares, palavras que devem ser evitadas e os tipos de luto que podem existir.
Estiveram presentes os voluntários de Monte Alegre de Minas, Uberlândia, Canápolis e Capinópolis, além de familiares e profissionais de saúde, que esclareceram dúvidas e compartilharam experiências sobre o tema.
O Grupo Luta Pela Vida agradece a participação de todos, além dos ensinamentos de Elina e Ana Paula e parabeniza os voluntários pela iniciativa! Vamos sempre #JuntosPelaVida!